sábado, 27 de maio de 2017

Por Terras de Portugal #1

No início do ano tracei um projecto a mim mesma, no qual teria o objectivo de visitar o máximo que conseguisse de Portugal. E para começar este projecto decidi esperar pelo bom tempo, para conseguir um passeio mais agradável.
A primeira visita na qual tracei destino foi a bela cidade de Aveiro, na qual fiquei encantada por cada rua que passei e por cada traço de história que descobri. Para que a visita fosse facilitada e para que conseguisse conhecer o máximo possível decidi recorrer ao excelente trabalho da equipa Aveiro Free Walking Tour, que me foi aconselhado por uma blogger e que eu agradeço imenso pela partilha, desde  já. 
A visita guiada foi realizada pelo guia Tiago, no qual fez um excelente trabalho e no qual explicou toda a história da cidade com muita calma e nos guiou pelos pontos mais históricos e turísticos.
Esta empresa tem uma particularidade que me suscitou bastante curiosidade em fazer a visita com eles :) começando pela visita que é feita toda a pé o que me agradou bastante, e não temos que pagar um bilhete especifico. E vocês perguntam agora "trabalham de graça?", claro que não, eu passo-vos a explicar melhor. O método de pagamento é sobre gorjetas, no fim da visita os guias entregam uns envelopes na qual nós colocamos a quantia que achamos adequada ao trabalho realizado. 
Durante toda a visita fui tirando algumas fotografias de alguns pontos que achei interessante e passo a partilhar com vocês.


Portugal
Casa trabalhada em azulejos antigos e pedra calcária trabalhada à mão, são conhecidas por "casas brasileiras" por terem sido mandadas construir por brasileiros.


Portugal
Casa de Francisco Silva Rocha. Encontra-se neste edifício traços brasileiros, tais como as folhas de palmeiras nas quais existem na cidade por terem sido colocadas lá por brasileiros.


Portugal
Capela de São Bartolomeu. 
Encontra-se no bairro beira mar ou bairro dos pescadores e por ser uma capela particular encontra-se fechada ao público.


Portugal
Casas típicas do bairro dos pescadores.


Portugal
Igreja situada no largo de São Gonçalo. 
São Gonçalo nunca foi considerado santo pelo Vaticano no entanto a população o considera santo pelos milagres feitos com a sua bengala. Conta a lenda que as cavacas foram criadas por São Gonçalo, na qual ele matava a fome aos pobres e trabalhadores com elas para não lhes dar pão seco. Diz-se também que São Gonçalo é milagroso nos casamentos de pessoas mais velhas e existe também a crença em poderes contra os problemas ósseos e articulações.


Portugal
Os famosos moliceiros de Aveiro.
Entre todos os barcos típicos de Aveiro, o Moliceiro é considerado o mais elegante, tendo uma decoração colorida e humorística. É um barco de trabalho, utilizado na apanha do moliço, na qual era utilizado como adubo nas terras agrícolas de Aveiro.


Portugal
Decoração Humorística de Moliceiros.


Portugal


Portugal
Casa de Major que é conhecida neste momento pelo Museu da Cidade. Uma casa mandada construir para demonstrar a riqueza do habitante e não pelo habitante gostar da arte nova. As janelas são em formato de cogumelo e encontra-se no topo da casa uma águia que retrata o poder da cidade e ficando mais tarde como símbolo da cidade.


Portugal
Estátua de João Afonso de Aveiro, um pescador de família muito pobre, que se destacou na embarcação de Diogo Cão. Foi reconhecido por Diogo Cão por pescador valente e conseguiu na altura, descobrir vários caminhos até à India, fazendo um trabalho de introdução na Costa de Africa reconhecendo ventos etc. Trouxe também pela primeira vez a pimenta para Portugal, muito valiosa e utilizada na altura na cura de várias doenças.


Portugal
Antiga Câmara de Aveiro que neste momento serve de escritórios. Foi mandada construir em 1797 após Aveiro ser reconhecida por cidade.


Portugal
Estátua de José Estêvão Coelho de Magalhães, fundador da estação de comboios de Aveiro e conhecido também nacionalmente.


Portugal

Espero que tenham gostado deste post, aguardem por novos posts de visitas por Portugal. 
Aproveitem para passear por Aveiro, uma linda cidade cheia de história.

XOXO




 

2 comentários:

É um prazer ter-te aqui no cantinho Polimake ♥
Se tiveres alguma pergunta ou dúvida, envia-a para danielajulianamake@outlook.com ou para o Facebook do blog!